quarta-feira, 20 de abril de 2011

O CARRASCO

O que surpreende no nacional-socialismo é a juventude de seus dirigentes. Quando Hitler decidiu criar o partido, em 1922, tinha apenas 31 anos. Goering tinha 29 anos; Goebbels, 27. Himmler tinha 23, quando participou do fracassado putsch de Munique; Heydrich entrou para as SS ao ser expulso da Marinha Alemã, aos 27 – e, aos 32, organizou a Gestapo.

Ao assumir o poder, o Führer tinha apenas 43 anos. Doze anos mais tarde, em 29 de abril de 1945, o nazismo chegava ao fim, com o suicídio de Hitler – e de Goebbels – no bunker de Berlim. Apesar disso, foram capazes de mandar em homens muito mais velhos, como os veteranos generais da Wehrmacht, e de empolgar pensadores aparentemente lúcidos, como Heidegger e Carl Schmitt.
A carreira mais surpreendente, e de final antecipado, foi a de Reinhard Heydrich. Filho de um músico apaixonado por Wagner, ele entrou para um corpo paramilitar de direita, em 1919, aos 15 anos e, aos 18, alistou-se na Marinha. Expulso em 1931, aos 27, entrou para as SS de Himmler. Em 1936, aos 32 anos, tornou-se chefe da Gestapo. Seis anos depois, em 5 de junho de 1942, como Protetor da Boêmia e Moravia, morria em Praga, justiçado por patriotas tchecos. Em represália, os nazistas arrasaram a aldeia de Lidice.
Heydrich foi considerado o mais cruel dos dirigentes nazistas. Os próprios alemães lhe deram o título de “Der Henker”, o carrasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário